quinta-feira, 29 de julho de 2010

Olha a Galera Assissense aí, gente!!!


Texto publicado no Jornal Voz da Terra  

Olá Galera! Tudo bem? Bom a palavra “galera” já dá o tom do tema que pretendo apresentar aqui. Segundo o “pai dos burros” como popularmente é conhecido o nosso querido Dicionário Aurélio, galera é sinônimo de torcida que conseqüentemente significa os adeptos de um clube esportivo, grupo de torcedores. Em outras palavras pessoas que se agrupam por um mesmo objetivo torcer, no caso, torcer por um clube esportivo. Desde junho estamos vivendo a copa do mundo 2010, nos organizamos para torcer pela Seleção Brasileira de futebol, e, quão belo é ver as bandeiras hasteada, penduradas nos carros, motos, casas decoradas de verde e amarelo e tantas outras formas criativas de decoração, um País inteiro unido por um mesmo objetivo – Sermos Campeões!!!!!!!! Hexacampeões para ser mais exata. O quanto esse momento nos alegra e eleva nossa estima e fortalece a nossa identidade de Brasileiros. Somos obrigados a também olhar para outros países com suas peculiaridades, diversidade cultural, manobras, técnicas, determinação, força e quem sabe aprendermos com tudo isso. Não foi desta vez que nos tornamos Hexacampeões. Sim, é triste. Afinal, gastamos muita energia emocional para torcer, mas vejam pelo lado bom dizem que as energias sempre se renovam nunca se esgotam, mas sim, se transformam. O que podemos aprender com isso? Primeiro que temos uma capacidade imensa de nos organizarmos numa galera em prol de um objetivo em comum, segundo aprender com os nossos erros e terceiro aprendermos com nossos adversários. Esse Outro tão diferente de mim e que justamente por isso pode nos ensinar tanto se o soubermos respeitar e admirar. Hoje quero me focar somente na primeira lição: nossa capacidade imensa de nos organizarmos numa galera em prol de um objetivo em comum.
Neste primeiro semestre de 2010, pude observar em nossa cidade varias festas populares que ocorreram graças à união das pessoas tais como, Festa de Santo Reis, organização e desfile das Escolas de Samba no Carnaval, Virada Cultural, Festas Juninas, Quermesses, Festa do Milho todas essas festanças envolvendo a população de todas as idades. Destaco, entretanto, a participação das crianças como a mais importante e, até mesmo a razão de ser de tanta comunhão. Pois, devemos nos lembrar que a criança está em desenvolvimento observando atentamente o que os adultos realizam, como realizam, se realizam e aprendendo com tudo que observam. Então, quão rico e preventivo é oferecer possibilidade de desenvolvimento para os pequenos com atividades recreativas/educativas constantes. Seja utilizando e valorizando o potencial local como também, trazendo atividades culturais de outros lugares. Investindo em espaços urbanos destinados à infância e adolescência e não estou falando somente de investimentos políticos, mas também o que cada um de nós cidadãos podemos oferecer para o bom desenvolvimento das crianças de nossa cidade. Somos tantos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, educadores, advogados, enfermeiros, médicos, músicos, atores, atrizes e tantos outros, com potencial pra tantos projetos.
Fico imaginando quase como num sonho infantil que podemos nos organizar numa galera para também torcer pelas crianças. Desenvolvermos em nossa cidade vários projetos destinados aos cuidados e prosperidade das crianças. Poderíamos criar uma bandeira colorida e alegre como deve ser a infância (mas sabemos muito bem que nem sempre é) e para cada projeto implementado se receberia uma bandeira. E assim, quando 2014 chegar e começarmos novamente a nos preparar para torcermos por nossa seleção e esperarmos sermos Hexacampeão!!!!! Ao lado da bandeira do Brasil teremos também, outra bandeira, esta colorida símbolo dos projetos voltados à infância e adolescência. E Assis, considerada a cidade amiga da criança.

Ana Lúcia dos Santos
Psicóloga Clínica – CRP: 06/57051
p.espaco@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário